voltar

TERAPIA DE PEDRAS QUENTES AJUDA A ALIVIAR A TENSÃO

Publicado em 26/05/2010

Terapia de pedras quentes ajuda a aliviar a tensão

Tratamento incorpora técnicas de cromoterapia e drenagem linfática, além de estimular pontos de acupuntura e chakras do corpo.


Por Melina França

Turmalina, quartzo, ametista, cristal. São estas algumas das pedras que a fisioterapeuta Ana Karla Vieira usa na chamada terapia das pedras quentes. As pedras aquecidas, em contato com o corpo dos pacientes, promovem o relaxamento muscular e o alívio do estresse.

Para a fisioterapeuta, os benefícios são muitos. A terapia é recomendada para quem sofre de dores musculares, insônia, cólica menstrual, estresse, retenção de líquidos e problemas articulares como a artrose. A técnica funciona pelo estímulo dos chakras do corpo, que seriam pontos de energia.

Estes pontos são o do umbigo, o abaixo do umbigo, o coronário (cabeça), cardíaco (coração), plexo-solar (entre os mamilos), laríngeo e frontal (testa). Além do calor, as pedras têm cor específica. “Aí a técnica incorpora a cromoterapia, que é a terapia através das cores. O que acontece é que cada chakra tem uma cor. Assim, utilizar a pedra na tonalidade certa potencializa o tratamento”, explica Ana Karla.
Para o chakra abaixo do umbigo tem a cor vermelha; o do umbigo é energizado pelo laranja; o coronário se potencializa com lilás ou violeta. O ponto cardíaco, por sua vez, recebe uma pedra verde, enquanto o plexo-solar, uma amarela. O laríngeo é estimulado pelo azul e, por fim, o frontal recebe um cristal ou quartzo rosa.
“Tem gente que não acredita neste tipo de terapia, mas toma um banho de mar e sai renovado. Isso mostra como a influência do ambiente que traz benefícios. O que proporcionamos com os tratamentos alternativos é nada mais que a busca por bem estar”, afirma Ana Karla.
A também fisioterapeuta Adriana Soares é uma das que comprou a ideia. Depois de tentar muitas outras opções, ela concluiu que as pedras quentes eram a melhor. Segundo ela, a terapia ajuda a aliviar as tensões, além de auxiliar o tratamento de seus problemas de coluna e joelho. “Além disso, o calor é importante para o relaxamento muscular. Eu sinto a diferença no modo como chego e como saio daqui”, completa Adriana.

Para a fisioterapeuta Ana Karla Vieira, a razão da sensação de bem estar é simples: as pedras quentes estimulam todo o corpo. Além dos chakras, também são estimulados os pontos da acupuntura. “Colocamos a cliente deitada de bruços e depois acomodamos as pedras”, ensina. De acordo com Ana Karla, existem dois pontos bilaterais para cada órgão e vícera do corpo.

O tratamento ainda incorpora massagem com drenagem linfática em áreas específicas como barriga e coxas. Assim, a avaliação da fisioterapeuta é de que a terapia proporciona um cuidado completo aos clientes.

Contra indicações

A massagem com pedras quentes é contra-indicada para quem tem problemas vasculares (como trombose) ou que possuam pele muito sensível que possa sofrer com o calor. Também é necessário tomar precauções ao realizá-la em gestantes e idosos.

Fonte: Site nominuto.com

Parceiros


Instituto Flor de Lótus - Centro de Estudo em Saúde
Alameda Barão de Nova Friburgo, 255
Olaria, Nova Friburgo/RJ. CEP: 28623-060
WhatsApp: (22) 99856-4897
(22) 2523-8863 / (22) 2521-0673 - contato@institutoflordelotus.com.br