voltar

BANDAGENS E FITAS A DOR SEM MEDICAMENTOS

Publicado em 17/05/2010

Bandagens e fitas aliviam a dor sem medicamentos

Patrícia Zwipp

Para você, dor no corpo é sinônimo de necessidade de ingerir analgésicos? Pois saiba que algumas técnicas baseadas em colar na pele bandagens ou fitas sem medicamentos prometem aliviar o incômodo. Entre elas estão a bandagem elástica terapêutica e o spiral taping. 

A primeira dúvida que costuma surgir na cabeça é como conseguiriam tal feito. "A bandagem vai estimulando as terminações nervosas da pele. O estímulo vai até o cérebro, que envia um estímulo de volta para melhorar a situação", disse o fisioterapeuta Nelson Morini Júnior, sócio da clínica Reactive, de São Paulo, e presidente da Therapy Taping Association. 

A bandagem elástica terapêutica, com cola hipoalergênica, pode ser usada para fraqueza ou tensão muscular, problema de postura, correção de articulações, dores de forma geral. Na área de estética facial, busca ampliar o tônus da pele. Quem passou por uma cirurgia plástica, por exemplo, tem a técnica como aliada ao drenar o edema (inchaço) e colaborar com o processo de cicatrização. 

Segundo Morini, normalmente a bandagem é aplicada no local da lesão. Em determinadas situações, ao redor dela, como quando há feridas. "Se tem hérnia de disco, coloca a bandagem na coluna lombar e no trajeto da dor." Sua elasticidade imita a da pele. "Se fosse rígida, ia diminuir o movimento e o estímulo seria bem pequeno." Não é recomendada às pessoas com alergia cutânea. 

Pode-se permanecer com o produto na pele por até cinco dias seguidos. E a quantidade de trocas depende da intensidade do problema. Morini enfatizou que a técnica é curativa quando a lesão é simples. Caso seja mais grave, se torna complementar ao tratamento.

Nem pense em comprar bandagens e espalhá-las pelos pontos de dor. Devem ser aplicadas por um profissional treinado. "Se esticar demais o produto, pode causar até lesão na pele."

Fonte: Site Terra - Vida e Saúde

Parceiros


Instituto Flor de Lótus - Centro de Estudo em Saúde
Alameda Barão de Nova Friburgo, 255
Olaria, Nova Friburgo/RJ. CEP: 28623-060
WhatsApp: (22) 99856-4897
(22) 2523-8863 / (22) 2521-0673 - contato@institutoflordelotus.com.br