voltar

TERAPIAS PODEM AJUDAR NO COMBATE AOS PROBLEMAS DO DIA A DIA

Publicado em 20/04/2010

Terapias podem ajudar no combate aos problemas do dia a dia

Problemas no trabalho, em casa, a constante luta pelo capital, assim como outros fatores ocasionam muitas vezes situações de tensão, cansaço e irritação na vida das pessoas. Uma das formas de amenizar ou até mesmo eliminar o estado de estresse são as aplicações de massagens terapêuticas. 

De acordo com a fisioterapeuta, Vanessa Pereira, a massoterapia livra os músculos das tensões e ajuda a amenizar certos desequilíbrios como dor, fadiga e má postura. Ela revela que pessoas de todas as idades podem fazer o tratamento, mas alguns cuidados devem ser tomados em relação a quem está em período de pós-operatório, com febre, inflamação e outros tipos de doenças. 

A fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Caroline Ueno, explica que as técnicas de relaxamento tanto das massagens clássicas como das terapias da MTC (medicina tradicional chinesa) são benéficas para a saúde: “Ela proporciona equilíbrio energético, dando a quem recebe um relaxamento completo e harmonioso”, diz a tutora. 

Veja algumas formas de terapia: 

Shiatsu 

Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. O Shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. 

Terapia das pedras quentes 

De origem oriental, consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, por meio de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas e provoca reações sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo. 

Massagem relaxante 

Utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Indicada para relaxamento, efeito antiestresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. 

Reflexologia 

É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) pela pressão, fricções e massagens. A técnica tem por base o princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm “terminais” no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. 

Massagem clássica terapêutica 

É feita em determinadas regiões para aliviar a dor musculoesquelética. Ela também pode ser associada a uma massagem reflexa. 

Reiki 

Técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico. Gera resultados positivos nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Além de aliviar o estresse, sua eficácia é comprovada na cura de ferimentos, cortes, queimaduras, dores de cabeça, TPM, problemas de coluna, angústia, síndrome do pânico e depressão. 

Fonte: Site portalms

Parceiros


Instituto Flor de Lótus - Centro de Estudo em Saúde
Alameda Barão de Nova Friburgo, 255
Olaria, Nova Friburgo/RJ. CEP: 28623-060
WhatsApp: (22) 99856-4897
(22) 2523-8863 / (22) 2521-0673 - contato@institutoflordelotus.com.br