voltar

MÉTODO MILENAR AUXILIA NA OVULAÇÃO E NA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES

Publicado em 24/11/2009

Método milenar auxilia na ovulação e na transferência de embriões.

Método milenar auxilia na ovulação e na transferência de embriões.

Utilizada há quatro mil anos pelos chineses, a acupuntura chega ao século XXI como um complemento dos tratamentos de fertilização para casais interessados em realizar o sonho de ter um filho. Um estudo publicado no British Medical Journal revelou que nos tratamentos de fertilização in vitro, a mulher tem 65% de chances de engravidar e 91% de dar à luz. A paciente, quando submetida à sessão de acupuntura momentos antes da implantação do embrião dentro do útero, tem taxa de gravidez superior às pacientes que não fizeram acupuntura.

Geralmente indicada contra a ansiedade, dores e estresse o uso da acupuntura nos tratamentos de fertilização in vitro vem aumentando nos últimos anos. Os motivos dessa aceitação são os poucos efeitos colaterais que causa, a fácil aplicação e o baixo custo. Segundo o dr. Marcelo Scandiucci - Médico, Pós-Graduado em Acupuntura e Medicina Chinesa pela Unifesp e Acupunturista da Clínica Androfert de Campinas - os pontos da acupuntura equilibra todo o organismo. "A diferença da medicina convencional com a medicina tradicional chinesa é que a última vê o corpo e a mente humana interligados. Há casos de pacientes que começam tratando da infertilidade e, ao longo do tempo, descobrem outras co-morbidades como lombalgia, gastrite, hipertensão. Nas sessões de acupuntura tratamos as morbidades simultaneamente", conclui.

No paciente os resultados são visíveis após algumas sessões de acupuntura. O difícil é explicar como tudo acontece. A ausência de uma metodologia unificada ainda gera polêmica entre os cientistas. "Hoje, sabemos que nos tratamentos de infertilidade a acupuntura aplicada no dia da transferência dos embriões ao útero, aumenta a taxa de gravidez, quando comparada às pacientes que não foram submetidas à mesma. Também produz efeitos benéficos na ovulação, principalmente em pacientes com Síndrome de Ovário Policístico (SOP). Nos homens melhora a qualidade do esperma. O mecanismo de ação exato das agulhas nos pontos de acupuntura ainda não foi elucidado para o tratamento de infertilidade", afirma dr. Scanducci.

Mesmo no Brasil - onde um em cada seis casais apresenta problemas de infertilidade - a dificuldade de conceber atinge boa parte da população independente de nível salarial e grau de escolaridade, a acupuntura aparece como uma solução para uma mudança de vida. "O bem estar do paciente após algumas sessões de acupuntura resulta em uma mudança de hábitos que inclui dieta, atividade física e mental. Itens básicos da Medicina Chinesa para uma vida mais saudável neste começo de século", ressalta dr. Scanducci.[14]

Fonte:Site SEGS PORTAL NACIONAL

Parceiros


Instituto Flor de Lótus - Centro de Estudo em Saúde
Alameda Barão de Nova Friburgo, 255
Olaria, Nova Friburgo/RJ. CEP: 28623-060
WhatsApp: (22) 99856-4897
(22) 2523-8863 / (22) 2521-0673 - contato@institutoflordelotus.com.br