voltar

SHIATSU, SAIBA MAIS SOBRE ESTA TÉCNICA

Publicado em 07/10/2009

Shiatsu, saiba mais sobre esta técnica.

O SHIATSU, sendo uma terapia oriental, baseia-se nos princípios da medicina oriental onde a saúde é uma questão de equilíbrio entre as diversas forças existentes no organismo humano. Não se preocupa em eliminar a doença diretamente, mas em normalizar a energia vital do paciente, criando, assim, condições ao organismo para eliminar a enfermidade através dos seus próprios meios, sendo dado ênfase à saúde e não à doença.

A energia vital, designada de "KI" no oriente, é a energia básica da vida de todos os seres vivos, incluindo o homem. A energia KI flui pelo corpo humano de forma regular, formando canais que são designados de "meridianos" de energia que são a base da medicina oriental. Sendo o livre fluxo de energia pelo nosso corpo essencial para a saúde física, intelectual e emocional, sempre que existem perturbações nesse fluxo, designadamente acumulação ou déficit de KI em determinadas zonas do corpo, criam-se condições que afetam o nosso estado de saúde, podendo originar o que conhecemos como "doenças".

Assim, os terapeutas atuam nos meridianos com vista ao reequilíbrio energético, designadamente nos chamados pontos de pressão, com a designação em japonês de "TSUBOS", que são pontos que condensam a energia KI e nos permitem contatar e atuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa. Do ponto de vista científico, os TSUBOS são pontos que apresentam baixa resistência elétrica, ou seja, são bons condutores elétricos, podendo ser utilizados tanto para diagnóstico como para tratamento, refletindo o funcionamento interno do sistema corporal. Este conceito de atuação nos meridianos energéticos, designadamente através dos TSUBOS, é utilizado na ACUPUNTURA que utiliza agulhas colocadas em pontos ao longo dos meridianos, na MOXIBUSTÃO em que se aplica calor sobre os pontos dos meridianos escolhidos e no SHIATSU onde se aplica pressão sobre esses pontos e meridianos.

Fonte: Site Fitness e Saúde

Parceiros


Instituto Flor de Lótus - Centro de Estudo em Saúde
Alameda Barão de Nova Friburgo, 255
Olaria, Nova Friburgo/RJ. CEP: 28623-060
WhatsApp: (22) 99856-4897
(22) 2523-8863 / (22) 2521-0673 - contato@institutoflordelotus.com.br