voltar

OS PROFISSIONAIS DA ÁREA ESTÃO GANHANDO CADA VER MAIS O ESPAÇO E DESCOBRINDO NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO

Publicado em 17/09/2009

Os profissionais da área estão ganhando cada vez mais espaço e descobrindo novos campos de atuação.

Choques, massagens, exercícios… A fisioterapia se modernizou e ganhou mais mercado. Ajuda a resolver problemas como o da analista de sistemas Patrícia Lazzarini, que sofreu um acidente em casa e teve uma lesão na mão. “Na segunda sessão eu já senti um alívio. Os exercícios são bem focalizados na lesão”, conta.

“A fisioterapia deve ser feita logo no início de uma dor ou lesão. Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica a recuperação. O nosso objetivo é conscientizar as pessoas da importância de fazer uma prevenção, atividades físicas e alongamentos orientados por especialistas”, alerta
Nara Matos, fisioterapeuta.

Aliviar as dores e tratar problemas na coluna não são as únicas atribuições da profissão.
O fisioterapeuta é habilitado também para trabalhar com deficiências motoras, físicas e mentais. Além disso, nos últimos anos vem surgindo novos seguimentos, como a fisioterapia estética.

“Existe uma gama de opções que o fisioterapeuta pode trabalhar. Em todo tipo de reabilitação de qualquer cirurgia, como por exemplo, a parte urológica e ginecológica. Outra área em expansão é o trabalho na articulação da mandíbula, que passa a ser cada vez mais procurado”, conta Sérgio Ricardo Thomaz, fisioterapeuta.

Quem pretende ingressar na área precisa analisar bem. Nos últimos dez anos, houve um crescimento do número de profissionais de mais de 730%. No Distrito Federal já existem 1.496 fisioterapeutas registrados no conselho regional da categoria. Em todo o país são quase 87 mil profissionais registrados.

“A fisioterapia atende em todos os níveis da saúde, desde a prevenção até a reabilitação. Campo de atuação existe, o problema é a organização da categoria para abertura de novas vagas. Eu acho que é interessante definir uma especialidade e continuar se aprimorando. Creio que assim o campo se define melhor”, afirma Fernando Ferrari, conselheiro do Conselho Federal de Fisioterapia.

Parceiros


Instituto Flor de Lótus - Centro de Estudo em Saúde
Alameda Barão de Nova Friburgo, 255
Olaria, Nova Friburgo/RJ. CEP: 28623-060
WhatsApp: (22) 99856-4897
(22) 2523-8863 / (22) 2521-0673 - contato@institutoflordelotus.com.br